21 August 2009 by Published in: Tecnologia Vitoriana No comments yet

O Steampunk é, entre outras coisas, um movimento baseado em uma realidade vitoriana movida a tecnologia mecânica e pelo vapor (o Steam do nome). Encontramos gentleman e ladies bem vestidos se movendo em construções fantásticas por um mundo de tecnologias surpreendentes, muitas inspiradas nas obras de autores como Julio Verne e H.G. Wells.

Enquanto muitas obras abordam as construções mecânicas movidas a vapor na forma de carros, zepelins ou mesmo robôs, a época vitoriana trouxe os primeiros passos do homem de encontro a uma tecnologia capaz de mudar de uma sociedade por completo: os primeiros projetos de um computador.

A historia tem muitos elementos curiosos por envolver a obstinação de um cientista matemático chamado Charles Babbage, em criar um equipamento mecânico capaz de “processar” informações de um cartão perfurado e realizando cálculos, bem como a inusitada participação de uma mulher, Ada Lovelace, considerada hoje a primeira programadora da historia, ao gerar o algoritmo (passo a passo) para que a maquina de Barbbage pudesse realizar seus cálculos.

DifferenceEngine

Todo este ambiente é combustível mais que suficiente para ponderá se a maquina de Barbbage, chamada de máquina analítica e o segundo projeto mais evoluído chamado de máquina diferencial 2 levariam o cenário SteamPunk a uma revolução como temos hoje diante da informação computorizada.

Aproveitando destas possibilidades William Gibson e Bruce Sterling apresentam uma era vitoriana não apenas mergulhada no Steampunk mas subvertida ao computador mecânico de Babbage no romance The Difference Engine, ainda inédito no Brasil.

difference_engine2

William é escritor famoso por descrever (e porque não dizer, criar) o termo Cyberpunk como o futuro hipertecnologico e violento. Seu romance mais famoso e já editado no Brasil é o Neuromancer, uma das inspirações para o filme Matrix.

Em Diferrence Engine o império vitoriano de 1855 sofreu grande avanço graças a maquina de Barbbage que possibilitou um crescimento na industria e na estrutura militar do império. Uma nova era vinculada a informação começa a surgir em pleno século 19 e traz conseqüências como um grupo “clackers” (no lugar dos nossos hackers). Os autores conseguem relacionar a nova tecnologia, o poder da informação gerada rápida com elementos dramáticos e históricos como o ludismo.

Uma contribuição interessante e engenhosa ao universo SteamPunk e que, para aficionados Geeks como eu é algo inspirador dentro do vasto, belo e fantástico deste universo. Você pode encontrar mais informações nos links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Babbage
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Difference_Engine
http://blog.simetria.org/o-the-difference-engine-revisitado/

Comments

Be first to comment on this post!

Add comment

Copyright © Conselho SteamPunk 2010

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/single.php:13) in /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/set.php on line 1

Warning: substr() expects parameter 3 to be long, string given in /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/footer.php on line 54