25 August 2009 by Published in: Literatura No comments yet

Sempre houve um certo drama para que Júlio Verne, um dos escritores símbolos do SteamPunk e um dos percursores da ficção científica, fosse publicado por completo no Brasil. Houve casos em que muitos dos seus livros foram lançados em edições resumidas, perdendo em muito o texto original.

Hoje chegou as bancas de Belo Horizonte, o primeiro volume da Coleção Júlio Verne, lançamento da Publisher Ltda, numa edição de capa dura, belissima ilustração da capa com detalhes em relevo dourado com ilustrações internas da época.

dscn1238

Apesar da empolgação inicial o livro traz alguns pontos positivos e outros negativos.

Positivos:

  • Marcador de tecido no meio do livro
  • Capa dura e de couro sintético, com desenho baseado na primeira edição do livro
  • Miolo impresso em papel Vergé
  • Reprodução das ilustrações do século XIX que ilustraram os livros de Verne antigamente

Negativos:

  • O ISSN do livro vem impresso em uma espécie de panfleto solto no começo do livro
  • Não existe referencia ao tradutor
  • Não existe referencia ao número de edições que teremos aqui no Brasil

Colocando tudo numa balança e ligando as engrenagens de medição, esta claro que ainda não tivemos uma publicação a altura de Julio Verne. Ainda que o visual conquiste, o tradutor e editor merecem os devidos creditos.

E editora confirmou ao site Logorréia que não se trata de uma publicação das obras completas, são as principais obras do autor, tais como 20 Mil Léguas Submarinas, Cinco Semanas em um Balão, Viagem ao Centro da Terra e DaTerra á Lua.

Comments

Be first to comment on this post!

Add comment

Copyright © Conselho SteamPunk 2010

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/single.php:13) in /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/set.php on line 1

Warning: substr() expects parameter 3 to be long, string given in /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/footer.php on line 54