26 August 2009 by Published in: Literatura 1 comment

O Gótico/Horror SteamPunk pós-apocalíptico

Você talvez esteja se perguntando como conseguir reunir no título tantas conotações sombrias em volta do SteamPunk. Não se assuste, ainda, pois o que temos aqui pode ser algo realmente interessante de se ver.

Comece imaginando uma Londres vitoriana, cercada por enormes murros, armados com ferro e tijolos, as ruas internas estão sempre terminando diversos becos escuros mal cheirosos, a população caminha nervosa, em trajes de uma época vitoriana surrados, com pequenos novos detalhes, como grandes luvas de latex ao estilo BDSM e máscaras de gás bem parecidas com as usadas na primeira guerra mundial, protegendo o corpo de possível contaminação. Enquanto lá fora uma horda de zumbis, cujos corpos em decomposição, continuam marchando para tentar invadir a antiga capital do Reino Unido. Eles são repelidos pelos murros, por placas estrategicamente colocadas por onde fluí uma intensa corrente elétrica.

Este é o mundo do ano 2105. Uma nova idade das trevas iniciada no período vitoriano pela contaminação de diversos seres humanos, que se tornaram por sua vez, Zumbis. O nome desta obra é Unhallowed Metropolis da Hallows Eve, um livro de RPG, que consegue de forma criativa superar o que já foi feito até o momento sobre o mesmo tema.

unhallowed

Bebendo na fonte de autores conhecidos do cenário gótico / vitoriano, tais como Mary Shelly, Bram Stoker, Edgar Allan Poe, H. G. Wells, Joseph Sheridan Le Fanu, e Robert Lewis Stevenson combinados com elementos da ciência como a descoberta da “eletricidade animal” por Luigini Galvani. O clima de tensão e desespero, sangue e sobrevivência geram um cenário inusitado, crivelmente real e assustador.

unhallowed_19

Em tradução livre de um pedaço do livro:

Sem aviso, os mortos começaram a levantar-se e se alimentam da carne dos vivos. Os efeitos da Peste dificilmente podem ser exagerados, durante a noite as cidades do mundo foram invadidas e a sobrevivência se tornou a principal ocupação humana. A natureza da vida e da morte foi totalmente e irrevogavelmente alterada na noite de 9 de dezembro de 1905.

Milhões pereceram no pesadelo que se seguiu, com cidades e vilas caindo diante dos mortos-vivos. Dentro de algumas horas após sua aparência inicial, a infecção se espalhou muito além da possibilidade de contenção.” ( UM p. 10-11)

unhallowed_17

O mistério se faz presente na obstinação da ciência e da fé de encontrar um explicação. Os fatos são poucos e ao que parece determinados segredos estão escondidos ao longo dos anos de luta. Não seria a repentina evolução da ciência, com suas teorias da evolução, da eletricidade responsáveis por esta punição supostamente divina?

Mais rápido do que qualquer um gostaria de acreditar ser possível o mundo se afundou em uma era tão escura que faz a primeiro Idade das Trevas (Dark Age) uma era um pouco mais brilhante e iluminada. Em menos de três anos, acredita-se que 18 milhões de cidadãos britânicos morreram, apesar do fato das condições da Inglaterra serem as melhores do que praticamente todo o mundo. Sem qualquer nexo as cidades explodiram, os destroços fumegantes de casas tornam-se unicamente moradias dos mortos, e os campos de refugiados caem um a um, a fome reivindicando tantos seguida por ataques de zumbis externamente (e internamente) aos locais.

O mundo, muda com o regresso dos mortos cada vez mais crescente, estranha e retorcida. Ghosts, médiuns, mesmo os vampiros surgem em meio ao caos. Eventualmente Londres mesma é recuperada, centímetro por centímetro sangrenta. Em mais de 20 anos e mais de 30.000 vidas, mas Londres é totalmente recuperado em 1959. Mesmo assim, a vigilância constante é necessária, como qualquer pessoa que morrer pode reanimar espontaneamente, enquanto aqueles que são mordidos são quase certeza de vão morrer e voltar em pouco tempo.

unhallowed_18

Unhallowed Metropolis é um livro completo, com imagens baseadas em fotos reais com certos efeitos. Possui mais de 100 paginas destinadas ao cenário e a historia. Existe plots para investigação a lá Sherlock Homes, busca existencialista como em Frankenstein, até mesmo um thriller sombrio e politico. É um cenário para o publico maduro.

Coloquem seus casacos pesados de couro, as luvas de latex e as mascaras de gás. Espadas são uteis mais as armas de eletricidade são melhores. Os óculos ajudam, e não se esqueça da cartola. Aproveite o dia enquanto a chuva limpa a angustia.

Comments

Bruno Accioly
Thu 27th Aug 2009 at 1:55 am

Ótimo artigo!
Acabamos de publicar um novo sobre o Conselho SteamPunk na CartaCapita.
Dêem uma olhada depois.

Abraço,
Bruno Accioly
Conselho SteamPunk

Add comment

Copyright © Conselho SteamPunk 2010

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/single.php:13) in /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/set.php on line 1

Warning: substr() expects parameter 3 to be long, string given in /home/designio/public_html/mg/wp-content/themes/lojas/footer.php on line 54